quarta-feira, julho 01, 2009

CULTURA ou KULTURA?

Caros amigos, em 2002.06.03 enviei directamente ao Jornal do Barreiro, uma carta aberta à cultura, chamando a atenção das Exmas Autarquias do nosso concelho (Câmara Municipal e Juntas de Freguesia) para algumas lacunas que infelizmente se continuam a verificar, apesar da chamada de atenção que me levou a escrever naquela data. Trata-se particularmente do seguinte, que passo a relatar, com a actualidade que melhor de adapta à realidade:
Como é do conhecimento de todos os barreirenses existem actualmente cerca de 4 grupos de teatro a funcionar, alguns com a regularidade que as suas condiçôes economico-financeiras lhes permitem. Particularizando o ARTE VIVA - Companhia de Teatro do Barreiro, residente no Teatro Municipal do Barreiro, com apoio financeiro regular da Autarquia, chamo a atenção para a falta de coordenação existente entre a Autarquia principal e as demais Autarquias de freguesia, pois no decurso de representaçoes teatrais infantis, apesar de publicitadas para todas as juntas de freguesia do concelho, muito raramente as juntas disponibilizaram os seus meios para fazer transportar as crianças da sua área de acção para assistirem aos espectáculos infantis. Porque será todo este "voltar de costas" à Cultura (ou Kultura?) na nossa terra? Tudo isto me parece bastante estranho, admitindo bastante lesivo dos valores morais e culturais do nosso Povo. Não terá sido para isto que os militares nos ofereceram o 25 de Abril? Claro que não. Mas agora quanto aos nossos politicos barreirenses, não será já altura de os alertar para o facto da CULTURA não permitir espaços vedados, pois é pertença exclusiva e sagrada de toda e para toda a população.
Então como o "carapuço só serve a quem o coloca na cabeça", aquí vai:
Em Matosinhos, desde há já alguns anos que o Grupo de Teatro alí radicado, com o apoio da Autarquia, vem celebrando espectáculos infantis, aos sábados, destinados às crianças das diversasfreguesias. Assim, a coordenação entre as várias autarquias de freguesia e as escolas básicas serve para levarem as suas crianças a ver espectáculos de teatro infantil, fantoches, música,etc... No final de cada espectáculos as crianças são contempladas com um lanche. Depois de algumas brincadeiras são de novo colocados nas respectivas freguesias de que são oriundos.
Utiliza-se aquí o provérbio popular: "quem meus filhos beija, minha boca adoça".
Senhores Autarcas, será que com este procedimento alguém perdeu alguma coisa,ou pelo contrário todos ganharam algo de mais? Pensem bem nisto.

Sem comentários: