segunda-feira, outubro 18, 2010

MUITO SE ESBANJA NO NOSSO PAÍS!


---"Um dia, algures na burocracia europeia, durante uma fiscalização a despesas com a aquisição de material de escritório, os auditores descobriram que o serviço inspeccionado tinha alugado uma cave para nela guardar quantidades sem fim de resmas de papel, canetas, tinteiros, esferográficas, lápis, borrachas, etc,. etc. Encontrava-se ali acumulado material que dava para cobrir as necessidades de dez anos de funcionamento do serviço. Quando questionados sobre tão insólita situação, os dirigentes responderam que os seus superiores hierárquicos sempre lhes tinham dado instruções para, em cada ano, gastarem até ao último cêntimo a totalidade das verbas inscritas no respectivo orçamento, já que não despender as dotações orçamentais a 100% era fundamento para cortes automáticos de verbas no orçamento do ano seguinte.
Noutra ocasião, agora na burocracia portuguesa, no decurso de uma auditoria a um hospital, os auditores encontraram ainda encaixotado todo um equipamento novinho em folha para o bloco operatório. E com surpresa apuraram que o mesmo tinha sido comprado há já alguns anos, por concurso público, dado o seu elevado preço. Instados a justificar a anormalidade da situação, os dirigentes explicaram que a compra tinha sido preparada e decidida pelos anteriores responsáveis do hospital. Mas após a entrega do equipamento a nova administração tinha constatado que, para o instalar, tornava-se necessário realizar obras de vulto no blobo operatório. E era também indispensável dar formação especializada a vários técnicos, para aprenderem a utilizar o novo material. Apesar de repetidos pedidos, o hospital ainda não tinha sido dotado com as verbas necessárias para aqueles dois efeitos.---"
--"situações deste género continuam a repetir-se e permitem compreender porque é que o Estado, demasiadas vezes, gasta tanto dinheiro dos impostos sem o correspondente benefício para os contribuintes. E, portanto, mal gasto.---"
---"Os governantes e os demais responsáveis também ainda não explicaram aos contribuintes para que servem - e porque são alimentadas por dinheiros públicos - mais de 900 fundações e associações e mais de 1.000 empresas estatais e locais.---"
Preâmbulo do livro "COMO O ESTADO GASTA O NOSSO DINHEIRO", de Carlos Moreno. Edição de LEYA.

Sem comentários: