terça-feira, novembro 18, 2008

NACIONALIZAÇÃO DO BPN (2)

Isto é seguramente um caso bem político, o BPN é uma colmeia do PSD, pense bem nas anteriores administrações e na actual administração, o Dr Cadilhe não está lá como salvador do BPN, não deixou de ganhar uma choruda reforma do BCP para não ir ganhar nada, sejamos realistas. O Dr Cadilhe foi afastado do cargo de Ministro das Finanças por um pressuposto escândalo de fuga aos impostos (o eterno problema do português de ter memória curta). Não estou a baralhar as ideias, só que é mais fácil atacar o Dr Victor Constâncio do que estudar a má gestão do BPN desde o inicio desta instituição financeira. Não interessa a ninguém do PSD, senão vejamos quase todos os administradores estiveram nos governos do nosso Presidente (dá mau aspecto não dá?). E desculpem que vos diga as comparações são para ser ditas. Porque é que a recuperação de má gestão há-de ser paga pelos nossos impostos? Afinal para que servem os accionistas? Eu e todos os portugueses já estamos a pagar por uma crise começada pelos Governos anteriores e ainda temos que pagar pela má gestão de uns senhores que andaram a brincar aos administradores, que por acaso são do PSD, que levam um banco e sociedades não financeiras á falência. Mas andamos a trabalhar para quê? Este caso é político sim, e mais do que isso é um caso de polícia, e se o governador do Banco de Portugal sabia a Polícia Judiciária também sabia, porque não abriram um processo-crime logo na altura? Porque não vão agora á procura dos auditores de agora? Estão á espera que fujam?
E este homem ganha mais do que o Presidente da Reserva Federal Norte Americana !! Não se admite tanta distracção !! Mas a Reforma e indemnizações fabulosas estão perto e a tempo de seguir a "carreira bancária" noutras Instituições deste maravilhoso País à beira do mar plantado...só para alguns !!!
Uma vergonha!
O país inteiro sabia dos negócios pouco transparentes do BPN, especializado em aplicações offshore. Defraudou durante anos o país e agora, com a nacionalização vai lesar o Estado e consequentemente todos os contribuintes.
Concorria de forma desleal com outros bancos, inclusive com a CGD que, por ironia agora ainda tem de o suportar.
Era uma espécie de "D. Branca" e, quem lá depositava sabia. Contudo, o sentido de agiotagem suplantava o sentimento de insegurança. Esta nacionalização é injusta!
O BPN deveria ser declarado falido, com as consequências inerentes para os accionistas (responsáveis pela situação de insolvência) e para os depositantes que privilegiaram a agiotagem em detrimento da segurança.
Com a nacionalização, perdeu-se uma boa oportunidade de começar a limpar o sistema bancário do que não interessa. Mais grave ainda, pode criar o sentimento de impunidade e de irresponsabilidade noutras instituições, cujas administrações doravante podem sentir que têm sempre o Estado por trás a dar cobertura a toda a espécie de asneiras.Quanto ao governador Dr Victor Constâncio, há muito que se deveria ter demitido.
Foi negligente e não fez cumprir a principal missão do BP - supervisão e fiscalização.Sendo aquelas as principais missões e o BP não as cumpre, é até caso para perguntar: Justifica-se a existência do Banco de Portugal?
É lamentável o que ultimamente tenho lido não só neste jornal como em muitos outros. Estou desgostoso com os nossos “politicozitos” são umas sanguessugas, é o capitalismo moderno onde muitos grandes se servem desses sujeitos para atingirem os milhões.
Só que os políticos depois também querem, e quem é o sacrificado? Somos todos nós.
A diferença que havia no "antes" era que o povo não podia dizer o que hoje se diz e se escreve para todo o mundo saber, mas infelizmente vejo que isso pouco interessa aos politicos desavergonhados. Lamento mas também tenho de adoptar esta linguagem apesar dos meus mais de 60 anos o que é triste.
Um apelo aos nossos governantes; pensem bem no que andam a fazer porque os homens morrem mas a história fica e quem a vai lembrar são os nossos netos.

Sem comentários: