sexta-feira, agosto 20, 2010

CORTES NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO????


Artigo de Margarida Peixoto, no SAPO, em 20.08.2010
--- “Estado avança com cortes na Cultura e no Ensino Superior
Os cortes orçamentais mantêm-se para as Universidades e Cultura. O Governo não está a preparar nenhuma alteração à lei. Os ministérios do Ensino Superior e da Cultura vão ter de continuar a respeitar os cortes orçamentais decididos pelo ministro das Finanças, procedendo às cativações de verbas, tal como as restantes pastas. Apesar da excepção que tinha sido prometida pelo primeiro-ministro - nas palavras dos ministros Gabriela Canavilhas, Mariano Gago e dos próprios reitores - o Governo não está a preparar qualquer diploma para alterar a lei, apurou o Diário Económico, junto de fonte oficial das Finanças. "Nenhum ministério está autorizado a desrespeitar a lei, nem mesmo o Ensino Superior ou a Cultura", frisou fonte oficial do gabinete de Teixeira dos Santos. "Todos têm de executar as cativações previstas na lei e só depois será equacionada a necessidade da descativação pelo Senhor Ministro das Finanças", explicou a mesma fonte. Ou seja, por enquanto as regras aplicam-se de igual forma a todos e, passados quase dois meses desde a data em que José Sócrates abriu a excepção, o Governo não está a trabalhar em qualquer alteração legislativa. E o que a lei dita é que todos os ministérios cativem 20% da verba do PIDDAC - que financia investimentos, entre outras despesas - e que os serviços e fundos autónomos constituam uma reserva de 20% das receitas de "taxas, multas e outras penalidades". ---“
Alguns comentários:

... Tb cortam nos sucateiros?!???... e nos salarios dos Orgãos de Soberania?!??... como exemplo... OLHEM PARA ESPANHA;...copiem os bons EXEMPLOS.!!!

Eles Andam aí. Um povo estúpido e ignorante é um povo facilmente controlável. Salazar deixou sair muitos "cérebros" do país, por muito valor que tivessem para o país, o facto de usarem a cabeça fazia deles "gente perigosa" para o regime. Hitler queimava livros. Soviéticos e Maoistas seleccionavam as obras que as pessoas deveriam ler ou não. A igreja queimava todos os que se atrevessem a pensar, com excepção caso o pensamento fosse meramente teológico, para além de censurar livros. Fascismo, Nazismo, Comunismo, Inquisição, etc... Todos regimes opressores que duma forma ou de outra atacaram a cultura e a sabedoria livre. Hoje é o capitalismo selvagem a mostrar a sua face. Os capitalistas até podem não querer oprimir o povo, mas se poderem esvaziar a carteira do povo para os seus bolsos, tudo será mais fácil com ignorantes. Estes políticos não passam de marionetas controladas por "super-lobbies" como o Bilderberg Group.

Só digo...E UMA TRISTEZA!!!!!! SALARIADOS COM MAIS DE 5000€ MES,E VÃO CORTAR ONDE FAZ MAIS FALTA.... TRISTEZA...

É uma boa medida. Agora gostaríamos de ver uma medida simples. Um critério claro de convergência de freguesias: freguesias com menos de x utentes são agregadas e/ou extintas. Câmaras com menos de x munícipes são agregadas e/ou extintas e urgente que são um sorvedouro de dinheiro dos contribuintes. Se se pode cortar na cultura e na educação e na saúde, então o que estamos a fazer se não optimizamos o sistema público.
Irei votar no partido do centrão que propuser isto.

É um corte orçamental nas despesas em carros topo de gama, em viagens, em apartamentos 5 ou mais estrelas, um corte nos vossos ordenados, um corte nas reformas acomuladas e num total com que não passe uns 3000/4000€, etc etc... estão a cortar onde deveriam aumentar, é incompreensivel... estamos a voltar ao seculo passado, em que só estudava que tinha posses...este pais mete cada vez mais nojo, quer dizer não é o pais é quem o governa... e é depois portugal o 26º melhor pais para se viver??? só se for para quem tem os bolsos cheios... não para quem ganha o ordenado minimo...que denomino isso de escravismo...

NAO SEI , PORQUE NAO CORTAR NAS REFORMAS ANTES DO TEMPO. PORQUE NAO CORTAS NOS ALTOS SALARIOS ETC...,É MAIS FACIL CORTAS NO ZE POVO ,COM ORENDOS INFERIORES A MIL EUROS.

Sem duvida nenhuma os nossos governantes cada tiro cada melro, temos que meter uma cunha ao sr. socrates para ver se os nossos filhos tiram cursos com diplomas como o sr. tirou, poupa-se algum dinheiro e como só nós é que temos que apertar o cinto dava um jeitão. Srs governantes vejam se conseguem pelo menos acertar uma vez só que seja já ficavamos mais aliviados, entre comprar submarinos, carros, e etc.

Este é um País sem governo e sem rumo. Senão veja-se: O governo corta na Educação e na Saúde, que são a base de qualquer país. Por outro lado continua a abrir lojas do Cidadão em todo o País, duplicando os serviços com a intenção de dar emprego aos simpatizantes e filiados no partido. Em Santo Tirso, estão a funcionar em edificio próprio e vão para a loja do cidadão pagar um balúrdio de renda mensal. Isto porquê. Para servir os amigos que são os proprietários das lojas. Mais... quando se deu a privatização notarial, tanto o 1.º como o 2º Cartórios encontravam-se a funcionar em edificios arrendados. O Ministério na altura entregou ao proprietário um deles, decorrido quase 8 anos ainda continua a pagar a renda do outro edificio que está vago sem se saber para quê. É assim que os nossos governantes gerem os nossos dinheiros. Concluindo: o governo que corte em tudo o que é supérfluo: que corte nos subsídios aos ciganos que nada fazem nem nunca fizeram e quando o fazem é para o mal do País; que corte no número de deputados; que acabe coma maior parte dos Institutos que na sua maioria nada fazem e o pouco que fazem é atrapalhar o progresso do nosso País; que corte no número de deputados nas Assembleias das Camaras Municipais e Juntas de freguesia; que reduza os ordenados dos "chulões" que administram as empresas públicas, etc. etc.

Eles deviam era cortar a própria língua. Este tipo de governação "socialista" já passou para lá do ridículo há muito tempo, e não sei como ainda existem uma cangalhada de tugas que estão de acordo e votariam nesta corja sem dúvidas. Confesso que já não sei o que é pior, a primeira ou a segunda... mas cortem e votem à vontade, desde que não se cheguem a mim... juro que arrumo o Homem e a Alma para trazer o verdadeiro animal...

Palavra que não entendo o (des)governo, cortar na saúde e na educação? Gastar em pontes, TGV e aeroportos? Só de doidos e não há dúvidas que são incompetentes e irresponsáveis estes senhores ( ? ) que fora da política estou convencido que estavam no desemprego, são uns tristes.

Neste momento as administrações hospitalares já estão a cortar no numero de médicos e enfermeiros nas urgencias. Tendo em conta que os centros de saude vão continuar a não funcionar, como nunca funcionaram e as USF's (outra vigarice) preparam-se para (não) fazer o mesmo apesar de estarem a ganhar mais, preparem-se portugueses para o INFERNO que vão ser as horas de espera nas urgencias hospitalares nos proximos meses.

O que aconteceu com as escolas com menos de 21 alunos devia acontecer nas Universidades, nas Autarquias, no parlamento e nas juntas de freguesia. Basta de tachos para quem não produz nada.

Um povo educado elege os seus dirigentes honestos e competentes. Estes escolherão os melhores assessores. Um povo educado sabe muito bem diferenciar um discurso sério de uma conversa demagógica. Um povo ignorante desperdiça os seus recursos e empobrece. Um povo ignorante vive de ilusões. Um povo educado prospera mesmo em condições adversas.

Concordo plenamente com a decisão sábia dos crânios que nos desgovernam. O ensino não é necessário, pois neste país faz-se exame por fax e tiram-se cursos aos domingos.

E não é que quase que erram mais uma vez? Entre fechar museus e universidades e comprar submarinos, claro que os submarinos são indispensáveis! Força, força camaradas governantes (da treta)!

Sem comentários: