sexta-feira, outubro 16, 2009

SUPER ESCOLA PORTUGUESA

O melhor disto tudo é que este e-mail foi-me enviado por um querido amigo que não é PROFESSOR! A SUPERESCOLA ou o retrato da escola portuguesa.
Onde estão as melhores escolas do mundo? Claro! Está certo! Em... Portugal
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico. Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os
filhos de toda a gente!

DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES

Língua Portuguesa; 2. História; 3. Língua; Estrangeira I – Inglês; 4. Língua Estrangeira II – Francês; 5. Matemática; 6. Ciências Naturais; 7. Físico-Químicas; 8. Geografia; 9. Educação Física; 10. Educação Visual; 11. Educação Tecnológica; 12. Educação Moral R.C.; 13. Estudo Acompanhado; 14. Área Projecto; 15. Formação Cívica.

É ISSO - CONTARAM BEM - SÃO 15; Carga horária = 36 tempos lectivos.
Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o
Portugal?
Somos demais, mesmo bons! MAS NÃO FICAMOS POR AQUI!!!!
A Escola ainda: Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso; Integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formação para isso; Não pode esquecer os outros alunos, 'atestado-médico-excluídos' que também têm enormes dificuldades de aprendizagem; Integra alunos oriundos de outros países que, por as mais das vezes não falam um cu de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer cu; Tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos, como: * Currículos Alternativos* Percursos Escolares próprios* Percursos Curriculares Alternativos* Cursos de Educação e Formação.

MAS AINDA HÁ MAIS...

A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais
variados domínios:* Educação sexual* Prevenção rodoviária* Promoção da saúde,higiene, boas práticas alimentares, etc.* Preservação do meio ambiente* Prevenção da toxicodependência* Etc, etc...
'peço desculpa por interromper, mas... em Portugal são todos órfãos?' (possível interpolação do ministro da educação da Finlândia) Só se encontra mesmo um único defeito: Os professores. Uma cambada de selvagens e incompetentes, que não merecem o que ganham, trabalham poucas horas (Comparem com os alunos! Vá! Vá! Comparem!!!) Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados! Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam atentos e calados na sala de aula, etc... e depois ainda ficam aborrecidos por os alunos lhes faltarem ao respeito! Olha que há cada uma!

COM FRANQUEZA!!!

Vale a pena divulgar ao maior número de pessoas (de preferência não professores) para que uma visão mais realista se comece a sedimentar. É bom que as pessoas percebam que ter filhos acarreta muita responsabilidade - não só a de os alimentar, vestir, comprar telemóveis, mp3, pc, como também, e principalmente : EDUCÁ-LOS!!!!!

2 comentários:

Álvaro Morgado disse...

Amigo Cavaco:
já agora convido-o a visitar o blog

http://barreiro-e-arredores.blogspot.com/

Cumprimentos

Barreirosemprevive disse...

Caro Álvaro, já tentei por diversas vezes chegar ao blog que me indicou, mas com as características que me indica, LAMENTO MAS NÃO ME FOI POSSÍVEL. Um abraço do João Cavaco