segunda-feira, setembro 27, 2010

GOVERNANTES INTELIGENTES ???


PROMOVAM MAS É A UTILIZAÇÃO DE JERICOS (NÃO OS DE SÃO BENTO), PELO MENOS A AGRICULTURA SAI BENEFICIADA
Ambientalismo: sem fazer contas, sem prever consequências. «...é disto que Portugal precisa!». A meta oficial do Governo é ter 750 mil carros eléctricos a circular em Portugal até 2020... (Decreto-lei para a mobilidade eléctrica publicado em Abril, Água & Ambiente, 1 de Abril, 2010). Tomando este número (750 mil) como base e juntando um quanto de informação complementar, é possível fazer alguns cálculos estimativos da quantidade de lixo tóxico que virá a ser gerado por estes carros, propagandeados como "não poluentes". As baterias que equipam os veículos eléctricos mais recentes são de iões de lítio:
1). O tempo de vida útil de uma bateria deste tipo pode calcular-se facilmente a partir do número de ciclos carga/descarga que permitem, que são entre 300 e 1000 (mil). Admita-se que a produção destas baterias virá a ser de grande qualidade e que a maior parte delas (80%) terá uma vida útil de 800 ciclos carga/descarga (80%). Num veículo com utilização diária, isto significa que, em média, as baterias terão que ser substituídas a cada 2 anos e 2 meses; 2). O volume de uma das mais pequenas destas baterias - ou melhor, conjuntos de módulos de células de baterias (pack, em inglês) -, a do Mitsubishi i MiEV, é de, aproximadamente, 76.8 decímetros cúbicos, que correspondem a uma caixa com as seguintes dimensões em centímetros: 80x80x12; 3). O peso de um destes conjuntos, ou packs, é de 150 quilogramas; 4). Cálculos feitos, as 750 mil baterias que o governo quer que existam em 2020 correspondem a um volume de mais de 56 mil metros cúbicos, pesando 112 mil toneladas, de lixo altamente tóxico, a cada 2 anos. Isto é, 28 mil metros cúbicos/56 mil toneladas por ano.
Não é preciso ser engenheiro (daqueles a sério), para perceber a enormidade da agressão ambiental que isto representa. E em vez de dependermos dos produtores de petróleo passamos a empenharmo-nos às companhias de electricidade para "abastecermos" os pópós... (que por seu lado dependem do petróleo).

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