quinta-feira, setembro 30, 2010

LER E SORRIR (Valha-nos isto)!


Em Cuba, toda a família se surpreendeu quando chegou de Miami o caixão com o cadáver de uma tia muito querida. O corpo estava tão apertado no caixão que o rosto parecia colado no visor de cristal...Quando abriram este, encontraram uma carta presa na roupa com um alfinete, que dizia assim: "Queridos pais: Estou enviando os restos de tia Josefa para que façam o seu enterro aí em Cuba, como era seu desejo. Tenho muita pena de não poder acompanhá-la, mas vocês compreenderão que tive muitos gastos com todas as coisas que vos envio. Dentro do caixão, por baixo do corpo, vão encontrar o seguinte:-12 latas de atum Bumble Bee; 12 frascos de condicionador; 12 de shampoo Paul Mitchell; 12 frascos de Vaselina Intensive Care (muito boa para a pele. Mas não serve para cozinhar!); 12 tubos de pasta de dentes Crest; 12 escovas de dentes; 4 latas de chouriço El Miño. Repartam sem brigas com a família! Nos pés de tia estão um par de ténis Reebok novos, tamanho 39, para o Joselito (desta vez é para ele, pois com o cadáver do tio não se mandou nada para ele, e ele ficou amuado). A tia está vestida com 10 camisolas Ralph Lauren. Uma é para o Pepito e os demais para os seus filhos e netos. Leva também 12 soutiens Wonder Bra para dividirem entre as mulheres. Vão também 20 vernizes de unhas Revlon que estão nos cantos do caixão. As três dezenas de calcinhas Victoria's Secret devem ser repartidas entre as minhas sobrinhas e primas. A tia também está vestida com nove calças Docker's e 3 jeans Lee. Pai, fique com 3 e as outras são para os meninos. O relógio suíço que o pai me pediu está no pulso esquerdo da tia. Ela ambém leva tudo o que a Mãe pediu - pulseiras, anéis, etc. O colar que tia tem posto é para a prima Rebeca, e também os anéis que ela tem nos pés. Os oito pares de meias Chanel que ela veste são para repartir entre as conhecidas e amigas ou, se quiserem, para as vender. Mas por favor, não briguem por causa destas coisas. A dentadura que pusemos na tia é para o Avô, que apesar de não ter muito que mastigar, com ela sempre se dará melhor (que ele a use, custou caro). Os óculos bifocais são para o Alfredito, pois são do mesmo grau que ele precisa. Os aparelhos para surdez que ela tem nos ouvidos são para a Carola. Não são exactamente aqueles de que ela necessita, mas que os use mesmo assim, porque são caríssimos! Os olhos da tia não são os dela, são de vidro. Tirem-nos e nas órbitas vão encontrar a corrente de ouro para o Gustavo e o anel de brilhantes para o casamento da Katiuska. A peruca platinada, com reflexos dourados, que a tia usa também é para a Katiuska, que vai brilhar, linda, no seu casamento! Com amor, vossa filha Carmencita.
PS 1- Por favor arranjem uma roupinha decente para vestir a tia para o enterro e mandem rezar uma missa pelo descanso de sua alma, pois realmente ela ajudou, mesmo depois de morta. Como vocês repararam o caixão é de madeira boa (não entra caruncho). Podem desmontá-lo e fazer os pés da cama da mãe e outros consertos em casa. O vidro do caixão serve para fazer uma moldura para a fotografia da Avó que está, há anos, a precisar de uma nova. Com o forro do caixão, que é de cetim branco (US$ 20,99 o metro), a Katiuska pode fazer o seu vestido de noiva. Na alegria destes presentes, não esqueçam de vestir a tia para o enterro!
PS 2- Com o desgosto da morte de tia Josefa, a tia Bianca ficou doente. Façam os pedidos com moderação! Bicicletas não cabem nem desmontadas e de carburador de Niva, modelo 1968, aqui ninguém ouviu falar!
Com amor, Carmencita.

AFINAL O POBRE E A CLASSE MÉDIA SEMPRE LEVAM NA TOCA!


Grande acto de justiça que se implementa em Portugal após a (des)Revolução dos Crav(as). Então senhores Governantes das duas maiores alas políticas deste nosso Portugal da barafunda, como é que é? Vamos ou não vamos para o fundo? Ou será que já estamos todos enterrados na lama? Por culpa de quem?

Aumento de impostos e corte nos salários da função pública estão confirmados. O subsídio de Natal sobreviveu.
REDUÇÃO DA DESPESA
1. Congelamento do investimento até ao final do ano (já em 2010); 2. Corte de 5% dos salários da Função Pública; 3. Redução da despesa com ajudas de custo, horas extraordinárias e acumulação de funções, bem como impossibilitar a acumulação de salários públicos com pensões (já em 2010); 4. Congelamento das pensões durante o ano de 2011; 5. Redução em 20% com o Rendimento Social de Inserção; 6. Redução da despesa com indemnizações compensatórias e subsídios às empresas; 7. Congelamento de promoções e progressões na carreira; 8. Redução em 20% na frota automóvel do Estado; 9. Congelamento das admissões e redução do número de contratados na Função Pública (já em 2010); 10. Congelamento do abono de família para os rendimentos mais elevados (já em 2010); 11. Redução das transferências para os fundos e serviços autónomos, para as autarquias e para as regiões; 12. Reduzir as despesas no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente com medicamentos e meios complementares de diagnóstico (já em 2010); 13. Reduzir os encargos da ADSE (já em 2010); 14. Reduzir as despesas com o PIDDAC; 15. Extinguir/fundir organismos da Administração Pública, directa e indirecta; 16. Reorganizar e racionalizar o sector Empresarial do Estado reduzindo o número de entidades e o número de cargos dirigentes.
AUMENTO DA RECEITA
1).Aumento da taxa máxima do IVA para 23%; 2).Revisão das tabelas anexas ao Código do IVA; 3).Imposição de uma contribuição ao sistema financeiro em linha com a iniciativa em curso na EU; 4).Revisão das deduções à colecta do IRS; 5).Revisão dos benefícios fiscais para pessoas colectivas; 6).Convergência da tributação dos rendimentos da categoria H com regime de tributação da categoria A; 7).Aumento em 1 ponto percentual da contribuição dos trabalhadores para a Caixa Geral de Aposentações (já em 2010); 8). Código Contributivo; 9). Outras receitas não fiscais previsíveis resultantes de concessões várias: jogos, explorações hídricas e telecomunicações.

segunda-feira, setembro 27, 2010

GOVERNANTES INTELIGENTES ???


PROMOVAM MAS É A UTILIZAÇÃO DE JERICOS (NÃO OS DE SÃO BENTO), PELO MENOS A AGRICULTURA SAI BENEFICIADA
Ambientalismo: sem fazer contas, sem prever consequências. «...é disto que Portugal precisa!». A meta oficial do Governo é ter 750 mil carros eléctricos a circular em Portugal até 2020... (Decreto-lei para a mobilidade eléctrica publicado em Abril, Água & Ambiente, 1 de Abril, 2010). Tomando este número (750 mil) como base e juntando um quanto de informação complementar, é possível fazer alguns cálculos estimativos da quantidade de lixo tóxico que virá a ser gerado por estes carros, propagandeados como "não poluentes". As baterias que equipam os veículos eléctricos mais recentes são de iões de lítio:
1). O tempo de vida útil de uma bateria deste tipo pode calcular-se facilmente a partir do número de ciclos carga/descarga que permitem, que são entre 300 e 1000 (mil). Admita-se que a produção destas baterias virá a ser de grande qualidade e que a maior parte delas (80%) terá uma vida útil de 800 ciclos carga/descarga (80%). Num veículo com utilização diária, isto significa que, em média, as baterias terão que ser substituídas a cada 2 anos e 2 meses; 2). O volume de uma das mais pequenas destas baterias - ou melhor, conjuntos de módulos de células de baterias (pack, em inglês) -, a do Mitsubishi i MiEV, é de, aproximadamente, 76.8 decímetros cúbicos, que correspondem a uma caixa com as seguintes dimensões em centímetros: 80x80x12; 3). O peso de um destes conjuntos, ou packs, é de 150 quilogramas; 4). Cálculos feitos, as 750 mil baterias que o governo quer que existam em 2020 correspondem a um volume de mais de 56 mil metros cúbicos, pesando 112 mil toneladas, de lixo altamente tóxico, a cada 2 anos. Isto é, 28 mil metros cúbicos/56 mil toneladas por ano.
Não é preciso ser engenheiro (daqueles a sério), para perceber a enormidade da agressão ambiental que isto representa. E em vez de dependermos dos produtores de petróleo passamos a empenharmo-nos às companhias de electricidade para "abastecermos" os pópós... (que por seu lado dependem do petróleo).

terça-feira, setembro 14, 2010

DEMOCRACIA É ISTO???


POR FAVOR NÃO BRINQUEM MAIS COM OS MENOS FAVORECIDOS!

Ano lectivo arranca sem apoio aos carenciados
00h29m in “Jornal de Notícias” 14.09.2010
Carla Soares
O ano lectivo começou sem apoio de acção social escolar e com uma chuva de protestos de pais que desconhecem que ajuda vão receber os filhos e não tiveram dinheiro para adiantar na compra dos livros. A culpa é do atraso na publicação do despacho do Governo. Livros, material, refeições, tudo está por definir. Os estabelecimentos de ensino estão a recusar adiantar os apoios sem que o despacho do Governo seja publicado. Muitos pais “bateram com o nariz na porta” na tentativa de levantar os vales necessários para a compra dos manuais nas livrarias. Ao JN, Maria José Viseu, presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) reuniu, esta semana, “centenas e centenas” de queixas porque as escolas, apesar de ter começado o ano lectivo, continuavam sem poder assumir a distribuição de vales ou livros. O despacho que define os escalões abrangidos pela acção social escolar deveria ter sido publicado “em Agosto”, tal como aconteceu no ano passado. De acordo com a mesma fonte, as escolas agiram da única forma que podiam. Até pela anunciada alteração dos escalões. Segundo a presidente da CNIPE, só ontem à tarde, segunda-feira, (última data para o arranque do ano lectivo), as direcções escolares receberam um email do Ministério da Educação dando conta de que o despacho vai ser publicado. A mensagem incluía o essencial do projecto do despacho, com orientações necessárias para que possam começar a trabalhar no domínio da acção social, disse outra fonte da associação. A garantia do Governo é a de que os níveis de apoios são semelhantes aos do ano anterior e que deverá haver ligeiras subidas tendo em conta o aumento de preços. Uma ideia reforçada por Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, que, ao contrário da CNIPE, desvaloriza o atraso na publicação e as críticas das direcções escolares. E condena a “instabilidade desnecessária”. Porém, o processo de aquisição e distribuição poderá arrastar-se, em alguns casos, até um mês. Por isso, muitos alunos, sobretudo os carenciados, poderão continuar sem livros mais algum tempo. As refeições estão, na mesma, a ser asseguradas em alguns casos. Ontem, segunda-feira, em conferência de imprensa, o secretário de Estado Alexandre Ventura, garantiu, segundo a Lusa, que já foi enviado o despacho às escolas, mantendo-se “o nível de apoio proporcionado aos alunos e famílias” em 2009. Confirmou o “ajustamento” no apoio para manuais, pelo agravamento nos livros.
Secundário com mais 50 cêntimos de comparticipação nos manuais
09h40m, in “Jornal de Notícias” 14.09.2010
Os alunos do Ensino Secundário integrados no Escalão A da Acção Social Escolar vão receber este ano lectivo mais cinquenta cêntimos de comparticipação na compra dos livros escolares, segundo um despacho do Ministério da Educação. O Governo anunciou ontem, segunda-feira, que tinha sido enviado às escolas, nesse dia, o despacho relativo a esta matéria, garantindo que foi feito um "ajustamento" relativamente à aquisição dos manuais escolares, tendo em conta o aumento que os livros sofreram este ano. De acordo com o documento, assinado pelo secretário de Estado da Educação, João Trocado da Mata, a comparticipação passa de 135 para 135,5 euros, no caso dos alunos do Escalão A, ou seja, do Escalão 1 do Abono de Família. Quanto aos do Escalão B, Escalão 2 do Abono de Família, verifica-se um aumento de 30 cêntimos, passando esta comparticipação de 67,5 para 67,8 euros. Os valores relativos à alimentação, material escolar e alojamento em residência familiar mantêm-se inalterados. No 3.º ciclo do Ensino Básico, os aumentos são um pouco superiores, com a comparticipação dos manuais escolares a passar de 140 para 141,4 euros, no caso dos 8.º e 9.º anos, e de 155 para 156,60 no 7.º ano, isto no Escalão A. No Escalão B, os aumentos são de 70 e de 80 cêntimos, respectivamente. No 2.º ciclo, o aumento é de um euro no Escalão A, na aquisição dos livros, tanto no 5.º como no 6.ºanos. Relativamente ao 1.º ciclo do ensino básico, regista-se um aumento de trinta cêntimos no Escalão A. O despacho estipula ainda que a bolsa de mérito destinada aos alunos do Ensino Secundário mantém o mesmo valor do ano passado, fixado nos 419,22 euros. Têm acesso a este valor os alunos do 9.º ano com classificação igual ou superior a 4 valores, sem arredondamento, e do 10.º e 11.º anos com uma média igual ou maior do que 14 valores, também sem arredondamento.

sexta-feira, setembro 10, 2010

PÁTRIA QUE ME PARIU!


Mandaram há já algum tempo, via email e sem identificação um texto com o título em epígrafe, que me impressionou bastante. Mesmo sem saber quem o escreveu, passo a transcreve-lo para que todos os meus amigos o leiam:

Pátria que me pariu

Uma prostituta chamada Brasil se esqueceu de tomar a pílula e a barriga cresceu.
Um bébé não estava nos planos dessa pobre meretriz de dezassete anos. Um aborto era uma fortuna e ela sem dinheiro. Teve que tentar fazer um aborto caseiro. Tomou remédio, tomou cachaça, tomou purgante, Mas a gravidez era cada vez mais flagrante. Aquele filho era pior que uma lombriga. E ela pediu p’ra um mendigo esmurrar sua barriga, E a cada chuto que levava o moleque revirava lá de dentro. Aprendeu a ser um feto violento, um feto forte. Escapou da morte. Não se sabe se foi muito azar ou muita sorte, mas nove meses depois foi encontrado, com fome e com frio, abandonado num terreno baldio.
Pátria que me pariu !
Quem foi a pátria que me pariu?
Quem foi a pátria que me pariu?

A criança é a cara dos pais, mas não tem pai, nem mãe. Então qual é a cara da criança? A cara do perdão ou da vingança? Será a cara do desespero ou da esperança? Num futuro melhor, um emprego, um lar... Sinal vermelho, não dá tempo p’ra sonhar. Vendendo bala, chiclete... Num fecha o vidro que eu num sou pivete. Eu num vou virar ladrão se você me der um leite, um pão, um video-game e uma televisão. Uma chuteira e uma camisa do mengão. Pra eu jogar na selecção, que nem o Ronaldinho. Vou p’ra Copa, vou p’ra Europa... Coitadinho! Acorda, Moleque! Cê num tem futuro ! Seu time não tem nada a perder e o jogo é duro!
Você num tem defesa, então ataca! P’ra num sair de maca. Chega de bancar o babaca.
Eu num aguento mais dar murro em ponta de faca. E tudo que eu tenho é uma faca na mão. Agora eu quero o queijo. Cadê? Tô cansado de apanhar.Tá na hora de bater!

Pátria que me pariu!
Quem foi a pátria que me pariu?
Quem foi a pátria que me pariu?

Mostra a tua cara, moleque! Devia tá na escola, mas tá cheirando cola.
Fumando um beck. Vendendo Brizola e crack. Num joga bola.Mas tá sempre no ataque. Pistola na mão, Moleque sangue-bom.
É melhor correr por que lá vem o camburão. É matar ou morrer! São quatro contra um! (Eu me rendo!). Bum! Clá-clá! Bum! Bum! Bum! Boi, boi da cara preta. Pega essa criança com um tiro de escopeta. Calibre Doze, na cara do Brasil Cidade. Catorze; Estado civil: Morto.
Demorou, mas a sua Pátria Mãe Gentil conseguiu realizar o aborto.