sábado, maio 29, 2010

AFINAL SOU MESMO UMA PESSOA MAIS VELHA!

Sou efectivamente uma pessoa mais velha!

Constantemente nos confrontamos com as criticas às pessoas mais velhas, por não se adaptarem ao Mundo Moderno. Sem dúvida alguma, nós responsabilizamo-nos por tudo o que fizemos e não culpamos ninguém por isso.
Não obstante, depois de uma serena meditação, gostaria de assinalar que, apesar de havermos levado o Mundo na boa, de termos vivido uma revolução sexual, de nos havermos revoltado contra certos valores tradicionais e de havermos dançado ao som das músicas dos Beatles e dos Rolling Stones…
Não fomos nós que eliminámos:
O Presépio de Natal nas Escolas e Cidades, o bom comportamento intelectual, o refinamento da linguagem, a dedicação à literatura, a prudência na hora de gastar, a ambição por querer ser alguém na vida.
O respeito pelos outros: mormente às mulheres e aos idosos, e também não fomos nós que eliminámos a paciência e a tolerância nas nossas relações pessoais, nem das nossas interacções com os outros.
Não eliminámos a melodia da música, o talento e a criatividade das obras artísticas, a boa voz na hora de cantar, o orgulho pela nossa aparência externa, a cortesia no falar, o romance nas relações amorosas, o compromisso do casal, a responsabilidade da paternidade, a união da família, a aprendizagem e o gosto pela cultura, o sentimento do patriotismo, o afastamento da vulgaridade e da grosseria.
DE FACTO JÁ SOU UMA PESSOA MAIS VELHA!
Entretanto: Posso animar uma festa… mesmo que só resista meio-dia; Posso abrir frascos com tampas à prova de crianças, ainda que tenha de usar um martelo; Lembro-me de chegar a minha casa a uma hora decente e de forma adequada; Durmo como um bebé durante a noite… ainda que no outro dia o corpo demore a permitir que me levante; Todavia posso rir-me das criticas… ainda que às vezes me custe ouvir bem o que dizem de mim; Sou muito bom a contar histórias ou piadas… mesmo que às vezes as repita.
Mas não pensem que me tenha tornado um resingão, casca-grossa ou intransigente… simplesmente, acho que tenho idade para dizer que á coisas na vida que já não me agradam… Já não gosto do engarrafamento no trânsito, nem das multidões, nem da música alta, nem das crianças gritadoras, nem dos cães que uivam, nem de certos (ou todos?) os políticos que nos enganam, nem de tantas outras coisas que agora não me lembro.
Entretanto, tenciono seguir desfrutando da minha vida, o melhor que me for possível, respeitando os outros e desejando sempre que os outros me respeitem.
Isso tudo… que importa!
Creio que aqueles ou aquelas a quem me estou dirigindo, também tenham posto flores no cabelo, entoado canções de protesto, feito algumas coisas não tão santas e tenham acabado dançando ao som da música dos Beatles e dos Rolling Stones, como eu!
Só as pessoas mais velhas podem entender isto de enviar mensagem e piadas pesadas por correio electrónico quase todos os dias.

Sem comentários: