segunda-feira, maio 31, 2010

A Bela e o Monstro no Pico do Areeiro



Quem visitar o Pico do Areeiro terá oportunidade de assistir ao vivo a uma nova versão da "Bela e o Monstro". Esta produção, que tem como palco a terceira maior elevação da Ilha da Madeira (1818 metros de altitude), começou a ser encenada há cerca de uma década.
Em 2001, após a retirada das cabras e ovelhas que tudo comiam, a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal iniciou um persistente trabalho de plantação de espécies indígenas com o objectivo de ajudar a Natureza a recuperar a biodiversidade nas serras escalvadas. O trabalho de muitos voluntários e a capacidade de auto-regeneração de algumas espécies produziram uma BELA PAISAGEM.
No oásis criado em pleno deserto de montanha já podemos observar as urzes rastejantes (Erica maderensis) agarradas aos blocos rochosos, as urzes-molares (Erica arborea) prendendo as pedras nas vertentes declivosas, os goivos-da-serra (Erysimum bicolor) emergindo dos materiais piroclásticos, as perfumadas violetas-da-Madeira (Viola paradoxa) brotando das fissuras do basalto, as armérias-da-Madeira (Armeria maderensis) florindo entre as gramíneas, os aipos-do-gado (Melanoselinum decipiens) em nichos abrigados do vento, e o colorido convívio dos massarocos (Echium candicans) com as estrelas (Argyranthemum pinnatifidum)e os ranúnculos (Rnunculus cortusifolius).
É graças a esta BELA PAISAGEM, rica em biodiversidade, que o Pico do Areeiro integra uma ZONA ESPECIAL DE CONSERVAÇÂO DA REDE NATURA 2000.
Mas para que o Pico do Areeiro ainda seja mais visitado, o Governo da República Portuguesa, com a preciosa colaboração do Governo da Região Autónoma da Madeira, apresentou em 2001 uma candidatura à REDE NATO 2010.
Depois de alguns contratempos provocados por ecologistas invejosos e inimigos do desenvolvimento insustentável, a mastodôntica espécie exótica começou a ser plantada em 2009. O MONSTRO cresce a bom ritmo e brevemente estará ali à vista de todos.
Já está concluída a base de betão, com 12 metros de altura (Fotos incluidas), que irá suportar a redoma, de 15 metros de diâmetro, onde será colocado o radar vendido por uma empresa espanhola para garantir a vigilância e a soberania do espaço aéreo português. Tudo por uma irrisória quantia que não deverá ultrapassar os 25 milhões de euros!
O MONSTRO brevemente irá atingir 27 metros de altura. Finalmente o Pico do Areeiro poderá ostentar a raríssima classificação de SÍTIO DA REDE NATURA 2000 e SÍTIO DA REDE NATO 2010.
Depois duma série de más notícias, que muito prejudicaram o turismo da Madeira, sinto o dever de dar o meu modesto contributo na divulgação desta nova atracção, que irá atrair largos milhares de visitantes de todo o mundo e muito especialmente dos países árabes.



Saudações ecológicas, Raimundo Quintal

Sem comentários: